A nova EF 355 conectará a região produtora de grãos do cerrado goiano à EF 030 e, daí, ao porto de São Mateus

Grupo Petrocity pretende investir R$ 30 bilhões nos próximos 10 anos para construir porto em São Mateus e quatro ferrovias.

A Petrocity Ferrovias assinou na tarde desta quinta-feira (3) o terceiro contrato com o Ministério da Infraestrutura com autorização para construir mais uma estrada de ferro dentro dos moldes do novo Marco Legal Ferroviário do Brasil, mediante autorização, com todos os riscos por conta do empreendedor.

O contrato de adesão número 4/SNTT/Minfra/2022, resultante do processo Nº 50000.029364/2021-82, firmado entre os representantes do Ministério da Infraestrutura e da Petrocity Ferrovias Ltda, autoriza desta vez os 530 quilômetros da EF-355, denominada  Estrada de Ferro Planalto Central, ligando Unaí, em Minas Gerais, a Campos Verde, em Goiás.

É dessa região que sai a maior produção de grãos do País e o objetivo da Petrocity é possibilitar que, por meio de uma transferência de vagões na UTAC de Unaí, os produtos da região do cerrado brasileiro, entre o Norte de Minas Gerais e Goiás, possam chegar ao Centro Portuário de São Mateus, através da outra ferrovia já autorizada, a EF 030, que sairá de Brasília até o porto no litoral norte capixaba, numa extensão de 1.300 quilômetros.

Agora, para completar a fase de autorizações para seu projeto de construção do maior complexo ferroviário privado do País, a Petrocity Ferrovias aguarda somente ser chamada para assinar o contrato para construção de 50 quilômetros entre Corumbá de Goiás e Anápolis, o mais importante centro industrial e de distribuição do interior daquele Estado. Essa ferrovia será conectada à EF-355, conforme projeto aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Juntando-se o projeto do Centro Portuário de São Mateus (CPSM), o grupo Petrocity pretende captar e investir R$ 30 bilhões para construir aquilo que o seu presidente, José Roberto Barbosa da Silva, chama de “o maior hub logístico do Brasil”, que trará grande impacto na geração de emprego e transformação econômica para uma vasta região que vai desde o Norte-Noroeste do Espírito Santo, Sul da Bahia, Vale do Aço, Norte Mineiro, Estado de Goiás e Distrito Federal.

A EF-355 impactará, diretamente, 17 municípios entre Minas Gerais e Goiás, ao longo de seus 530 quilometros: Unaí, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antonio do Descoberto, Alexânia, Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Vila Propício, Goianésia, Barro Alto, Santa Rita do Novo Destino, Uruaçu, Pilar de Goiás, Nova Iguaçu de Goiás, Santa Terezinha de Goiás e Campos Verdes.

Campos Verdes é uma pequena cidade de pouco mais de 5 mil habitantes, porém, está numa região de alta produção de grãos, além de ser uma grande produtora de riquezas minerais, principalmente a esmeralda, sendo essas minas a razão do nome do lugar.

Fonte: Tribuna Norte Leste

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