notícias

matérias, vídeos e entrevistas

Petrocity já tem traçado de ferrovias e alternativa locacional para UTAC de Barra de São Francisco

A Petrocity Ferrovias anunciou nesta sexta-feira, 15, em reunião virtual de duas horas que teve na mesma sala membros da equipe técnica da companhia e representantes da Prefeitura de Barra de São Francisco, que já tem definidos o traçado das duas estradas de ferro que beneficiarão o município, bem como da alternativa locacional da Unidade de Transbordo e Armazenagem de Cargas (UTAC), onde também deverá estar o porto seco do município.

O CEO da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, fez uma ampla exposição, em caráter confidencial, dos estágios em que se encontram os projetos das três estradas de ferro cujos contratos já foram assinados com o Governo Federal, mas detalhou mais a parte que impacta Barra de São Francisco.

“Já temos todos os estudos de topografia e traçados das ferrovias e a alternativa locacional aprovada pela legislação federal, em área resultante de nossas conversas anteriores com o próprio prefeito. Agora, vamos entrar com o pedido de anuência ambiental para seguirmos em frente”, disse José Roberto.

Barra de São Francisco será o ponto de convergência entre as Estradas de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES) – EF 456 e a Juscelino Kubitscheck (EFJK) – EF 030, o que transformará sua UTAC naquela com maior potencial de crescimento de todo o sistema ferroviário da Petrocity, que chegará ao cerrado goiano, em Campos Verdes e Maria Rosa, através da EF 355 (Estrada de Ferro Planalto Central), que se conectará à EF 030 em Unaí (MG).

Ao final da reunião, ficou acertado que na primeira quinzena de agosto a equipe da Petrocity fará uma reunião executiva com o Prefeito Enivaldo dos Anjos (sem partido) para refinamento das informações e encaminhamento de temas como produção da UTAC, incentivos fiscais, legislação e identificação e qualificação de mão de obra para aproveitar o novo momento que está sendo criado. 

“Barra de São Francisco será o grande hub logístico do Espírito Santo, conectando regiões dos vales do Doce, do Mucuri, do Cricaré e do Jequitinhonha”, disse José Roberto.

No que que o coordenador administrativo da Secretaria de Desenvolvimento para Assuntos da Ferrovia, Rui Ribeiro, emendou: “Barra de São Francisco será a Uberlândia do Espírito Santo”.


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Geração de Empregos, 
Guilherme Fernandes, informou na reunião que esteve com em um evento da Sudene em Pernambuco, quando ficou acertado o apoio da entidade na elaboração de legislações de incentivos a investimentos relacionados ao projeto ferroviário, não apenas para Barra de São Francisco, mas também para municípios vizinhos.

José Roberto colocou-se à disposição da Prefeitura de Barra de São Francisco em Brasília para 
apoio aos projetos de infraestrutura na região.

 
(Da Redação)

(José Caldas da Costa com informações da Agência Infra)

Fonte: Tribuna Norte Leste (TNL

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
Planejamento
Empresas associadas à
©2022 • Petrocity Group • Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência.
Ao continuar navegando você declara estar de acordo com a nossa política de uso.
Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade.